sábado, 19 de fevereiro de 2011

A verdade sobre o culto a imagens de santos

Nos catolicos temos cultos a imagens, mas existem pessoas que dizem que nos adoramos as imagens como deuses Isto é uma ignorância muito grande. Êxodo 20, 4, Moisés através de Deus falou ao povo que não fizesse escultura alguma, nem debaixo dos céus, nem acima, nem nas águas. Veja os exemplos dos dois querubins que o próprio Deus mandou Moisés fazer para colocar na arca da aliança. No mesmo livro manda ainda fazer uma serpente de bronze e colocar acima de uma haste para curar os mordidos pelas serpentes venenosas, Nú­meros 21,8-9 (Se o Senhor disse a Moisés: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo". Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida).
Salomão escuta Deus mandar fazer no templo de Jerusalém querubins, bois e leões (I Reis 6, 23-24 - Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura. Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados, o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra ... ). Os cristãos no Império Romano eram mortos porque não adoravam estátuas de deuses, do culto grego pagão. Deus não proíbe fazer as imagens dos símbolos cristãos. Nos corredores das catacumbas de Roma havia várias imagens de símbolos cristãos como: peixes, imagens de Nossa Senhora, Cristo Pastor e imagens de alguns Santos Mártires, inclusive fotos.
Como sabemos, a Igreja se inicia real­mente após o Pentecostes e a confissão de Pedro, quando Jesus lhe pergunta, por três vezes, se ele o ama mais que os outros.

Esse amar mais, para nós católicos, tem um significado muito importante, "os próprios discípulos disseram, outros pregam em seu nome, mas não são dos nossos," Jesus disse, "se é em meu nome, deixai". É diferente ser de nome e ser de Jesus, ser da sucessão, que Jesus confiou a Pedro, "tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão, eu te darei a chaves do céu, tudo que ligares será ligado no céu e tudo que desligares será desligado no céu". Mt 16, 17-19

(Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedra, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus)
É Pedro quem reconhece que Jesus é o Filho de Deus e o próprio Jesus disse que é o Pai que revela isso.
A Igreja Católica tem, desde os primei­ros apóstolos, culto a Mãe de Deus e aos Santos e até hoje continua, agradando ou não os protestantes.
Quando o salmista fala: "os ídolos deles são de prata e de ouro" (Sl114, 4), ele está falando sobre a idolatria do rito pagão; o Deus que adoramos é o Deus único, o Deus criador do céu e da terra, como diz em Mt 4,10 (Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Sa­tanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás).

Sabemos que ídolos são falsos deuses, inventados pelos homens e são colocados no lugar de Deus.

Imaginamos que os protestan­tes sabem que os povos antigos, adoravam o sol, a lua, os animais como a cobra e as vacas etc. Alguns adoravam os imperadores e ainda existem hoje os adoradores de lugares, de objetos, pessoas etc. Em Êxodo 32 7-8 (O Senhor disse a Moisés: "Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito. "Desviersm-se depressa do caminho que Ihes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: eis, Ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito).
Os israelitas passavam em frente ao bezerro de ouro e diziam: este é o teu deus Israel; isto é
a idolatria. A imagem representa uma pessoa, um objeto ou outra coisa. Um ídolo torna-se um falso deus, o próprio Deus mandou fazer imagens, mas adorar não.

Um comentário:

  1. Parabens pelos esclarecimentos. Já falei isso pra muitos protestantes, mas eles são surdos, cegos e mudos pois só houvem e seguem seus pastores que querem doutrinar os inocentes que são ignorantes da palavra de DEUS..

    ResponderExcluir

Oi! Quero pedir respeito, apenas respeito, Eu tenho todo direito de espressar a minha religião. abraço!