sábado, 30 de março de 2013

Semana Santa!


A semana Santa para-nos que somos católicos é um momento muito especial, de retiro de oração, é um momento de humildade de se doar ao próximo, assim como Jesus se doou por nós e morreu na cruz para nos salvar.
 Costumo dizer que de nada valeria nossa fé se aquele que é o filho de Deus ao terceiro dia não tivesse vencido as sombras da morte e ressuscitado, e a semana Santa é o momento ideal para relembrar-mos a vida paixão e morte de Jesus. Inicia-se a semana Santa com o domingo de ramos que relembra a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém na qual as pessoas com ramos de oliveira o saudavam e gritavam "Hosana ao filho de Davi, bendito o que vem em nome do senhor" Lucas 19:28-44. Naquela ocasião o povo estava recebendo a Jesus como o Rei o Salvador que iria governa Israel e expulsar os romanos da terra sagrada. Pena que isso durou pouco pois O Senhor já avia dito "Não vim para ser servido, vim para servir" Lc 17,7-10. Na quarta estamos aguardando a realização dos planos de Deus e na Quinta um dos dias mais importantes em toda a historia da Igreja só não mais importante que o domingo da ressurreição, vimos Jesus instituir a Eucaristia pela qual continuaria em comunhão conosco Lc 22 e nos deu o exemplo a ser seguido, Ele em um gesto de humildade lavar os pés dos discípulos Jo 13. E segue-se com a prisão por traição de Judas Jo 18 na qual ele se entrega livremente e segue sua agonia.
 Finalmente vem a Sexta Santa em que presenciamos todo o sofrimento e agonia de Jesus descrito melhor no evangelho de São João 19, neste mesmo capitulo o senhor entrega sua Mãe aos cuidados de seu discípulo “Mulher eis ai o teu filho [...] Eis ai a tua mãe” vers 26 e 27, Com toda sua paixão Jesus morre e assim põe em teste a fé daqueles que o seguem. Mais na esperança se aguarda a vitória do filho de Deus sobre as sombras da morte e se concretiza quando na manhã do Domingo o sepulcro esta vazio e o senhor confirma que nossa fé é viva e não morta Jo 20. É nessa fé que vivemos a semana Santa, relembrando os ensinamentos de Jesus e compactuando de seu sofrimento, com a semana Santa a Igreja nos pede para voltarmos nossos tempos a leitura dos evangelhos e oração.
 Enfim, a semana Santa é um retiro em que estamos querendo e alcançamos o estado de comunhão com o Pai, ela renova nossa fé e nos mostra que das trevas surge à luz, da morte vem a vida, nos mostra que nossa fé é valida, pois aquele que veio em nome de Deus, sendo Deus, realmente era Deus. Mostra a todos nós que somos uma Igreja viva e não morta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Quero pedir respeito, apenas respeito, Eu tenho todo direito de espressar a minha religião. abraço!