domingo, 4 de novembro de 2012

Juazeiro do Norte. Um convite a oração!

 Ao longo das minhas cinco visitas anuais ao Juazeiro do Padre Cicero, pude renovar e engrandecer minha fé. Tanto os conselhos do Padre Cicero, quando a ação do Espirito Santo que inunda nosso ser e faz com que nos sintamos mais vivos na fé, fazem com que nosso fé se engrandeça. Como diz o Padre Marcelo Rossi "Uma luz sozinha não ilumina quase nada, mas varias luzes unidas fazem com que as trevas desapareçam". Dessa mesma forma acredito que devemos ser, sozinhos não somos quase nada, mas juntos podemos fazer a diferença.
 Todos sabem que Padre Cicero não é reconhecido pela Igreja como Santo, mas sabemos que vários dos Santos que hoje veneramos demoraram anos e até seculos para serem reconhecidos, assim o povo nordestino também esperam esse dia, o dia em que com a autorização da Santa Madre Igreja Católica poderemos prestar mais do que já fazemos homenagens ao conselheiro do Nordeste. A veneração é o ato de seguir e observar os feitos e obras de uma determinada pessoa, dessa formar não há erro algum em venerar o padre que por onde passou deixou um rastro de amor e de preceitos.
 Costumo dizer que grande não é a romaria que procura no Juazeiro a Paz, grande mesmo é a fé do homem  nordestino que encontra lá a paz. Grande é a ação de Deus, grande é a ação do espirito santo. O Juazeiro é um lugar aconchegante que nos recebe de braços abertos e que renova nossos corações, de maneira alguma o Juazeiro nos leva a perdição, ao contrario ele nos leva por meio de nossa fé a Jesus e Deus Pai todo poderoso a quem nós devemos amar em primeiro lugar. Isso não significa que não podemos homenagear o padre que amou a Deus e cuidou de seu povo como se fossem carne da sua carne.
 Nós viemos de toda parte, de todos os lugares e de todo país. Somos do norte, do sul, somos do sudeste e do oeste, nos somos do nordeste. Não há palavras para descrever o que encontramos aqui em Juazeiro, pois é muito forte, é mistico e supremo, não é de conhecimento humano, na verdade é divino. Todos nós largamos nossa terra, nossas casas, nossas famílias, largamos tudo assim como Deus nos diz "Aquele que quiser me seguir, larga tudo, vem e me segues" (Mt 19, 21).
 O caminho é duro cheio de pedra e areia, mas a recompensa é maior, cheia de paz e de amor. Não só ao padre Cicero nós vamos buscar o exemplo em Juazeiro. Também em Juazeiro vamos honrar e bendizer a virgem Mãe de Jesus sobre o titulo de Mãe das Dores, o anjo diz a Maria "Bendita es tu entre as mulheres"(Lc 1, 39-46) e nós quanto a nosso dever de Cristão que crermos fielmente na bíblia continuamos a repetir as palavras do anjo. Acredito eu que as pessoas que dizem que Maria foi uma mulher qualquer não acreditam que Jesus erá realmente filho de Deus. No dia em que Maria for uma mulher qualquer, qualquer mulher mundana poderá carregar em seu ventre o filho de Deus. Devemos entender isso, pois Maria, foi a corredentora da humanidade, se Maria ao contrario de Dizer "SIM"  dissesse "NÃO", a salvação não teria chegado ao homens e Jesus não teria vindo ao mundo. Maria é sem duvida digna de todo louvor e veneração.
 E eis ai uma grande prova que mas do que nunca a nossa fé Católica não morreu. As pessoas que abandonaram a nossa fé na verdade nunca tiveram fé. Essas pessoas abandonaram a fé por que para ser Católico é preciso seguir os passos de Jesus, Maria e José, e não é qualquer pessoa que tem a coragem de fazer isto. Não é qualquer pessoa que espera em Deus. Muitos querem ou acham que Deus é para servir a eles, que Deus é quem tem que dar tudo o que eles querem. Se enganam Deus é digno de louvor, cabe a nós servimos a Deus e não a Deus nos servir. Está faltando a nós ter-mos orgulho de nossa religião, está faltando a nós dizer "Nessa fé eu nasci, cresci e quero morrer!
 Enfim, Digo que agora é a hora de mostrar ao mundo nossa fé, acabamos de entrar no ano da fé, no ano de defender nossa Igreja e também de pararmos e repensarmos sobre nossas atitudes Católicas. O padre Cicero é, foi e sempre será o santo do povo nordestino e concerteza um dia terá reconhecida pela igreja Católica a sua santidade. Mas, enquanto isso não acontece, resta a nós povo peregrino continuar esperando, pois quem esperá em Deus, um dia recebe a recompensa!

Bendito de Meu padrinho.

Viva a meu padrinho ciço
a ele eu quero pedir
pra falar em seu saber
que os seus romeiros querem ouvir

Meu padrinho quando nasceu
trouxe o dom da natureza
milagre que ele fazia
erá santo com certeza

Foi formado na ciência
dentro da religião
deixou seu nome gravado
do norte, ao sul ao sertão

Meu padrinho foi um padre
respeitado no Brasil
nunca encontrou sabido
pra com ele discutir

Somente o satanás
um dia teve a ousadia
perguntou a meu padrinho
quantas linguás ele sabia

Meu padrinho sorriu e disse
vou lhe explicar nesse instante
a primeira linguá é essa
o Pai, o Filho e o Espirito Santo

O satanás a cavalo
virou a rédia e saiu
não olhou nem para trás
em um segundo ele sumiu

Meu padrinho disse atrevido
vem comigo contestar
que eu queria explicar lingua 
que eu aprendi a falar

Morreu com 90 anos
3 mês e 23 dias
está escrito na doutrina
disso ai ninguém sabia

Ofereço esse bendito
a meu padrinho mensageiro
só ele a Mãe das Dores
são donos do Juazeiro.

(Autor desconhecido)


Um comentário:

  1. Parabéns, "Juazeiro do Norte um convite a oração" acaba de entrar na primeira colocação de postagem mais vistas do blog da esperança. com 13 visualizações ou seja 5,30% das visualizações de pagina do mês, alcança a primeira colocação, e vamos em frente rumo a 600 visualizações no total do blog, um crescimento de 46% do blog em comparação com as 243 visualizações do ano passado! O nosso sucesso se dá pela ação do Espirito Santo que tudo conduz!

    ResponderExcluir

Oi! Quero pedir respeito, apenas respeito, Eu tenho todo direito de espressar a minha religião. abraço!