domingo, 21 de abril de 2013

O Pai Nosso!


PAI NOSSO



Será inútil dizer:
Pai Nosso, se em minha vida não ajo
como um filho de Deus,
pois fecho meu coração ao amor.

Será inútil dizer:
que estais no céu,
se os meus valores são representados
pelos bens da Terra.

Será inútil dizer:
SANTIFICADO SEJA O vosso NOME,
se penso apenas em ser cristão por medo,
superstição ou comodismo.

Será inútil dizer:
VENHA a nós O vosso REINO,
se acho tão sedutora a vida aqui,
cheia de coisas supérfluas e futilidades.

Será inútil dizer:
SEJA FEITA A vossa VONTADE,
se, no fundo, desejo mesmo é
que os meus sonhos se realizem.

Será inútil dizer:

PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS
ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS
A QUEM NOS TEM OFENDIDO,
se não me importo em ferir, injustiçar,
oprimir e magoar os que se
atravessam no meu caminho.

Será inútil dizer:
E NÃO NOS DEIXAI CAIR EM TENTAÇÃO,
se escolho sempre o caminho mais fácil,
que nem sempre é o caminho de Cristo.

Será inútil dizer:
MAS LIVRAI-NOS DO MAL,
se por minha própria vontade procuro os
prazeres materiais e tudo o
que é proibido me seduz.
Também será inútil dizer
AMÉM,
porque sabendo que somos assim,
continuamos  a nos omitir e nada  fazemos para nos modificar.

(Edmilson Duarte Rocha)

Como o prometido, o blog da esperança traz uma reflexão sobre uma das orações mais recitadas do mundo, talvez a mais rica em termos espirituais de todas. O pai nosso tem seu surgimento no texto bíblico Mateus 6:9-13, em uma das passagens bíblicas mais importantes, O Sermão da montanha. Então vamos meditar trecho a trecho desta oração que Jesus nos ensinou:

Pai nosso...
Quando dizemos essas palavras é como se estivéssemos  reconhecendo Deus como o Senhor do mundo e dos homens.
...Que estais no Céu...
O paraíso é a casa do Pai. Lá reina a paz e o amor. Essa é a mensagem que a oração quer transmitir para quem reza.
...Santificado seja o Vosso nome...
Não diga o nome de Deus em vão. Toda vez que for invoca-lo, pense se realmente é necessário  afinal você não precisa de uma graça urgente a todo instante.
...Venha a nós o Vosso reino...
Deus nos dá o livre arbítrio para tomar-mos nossas decisões. Mas só entra no Céu quem vive de acordo com os ensinamentos Divinos.
...Seja feita a Vossa vontade...
Não devemos ir contra a vontade do Senhor, pois Ele sabe o que é melhor para todos nós. A oração pede para que coloquemos nossa vida nas mão do Pai e aguardemos confiantes a nossa missão.
...Assim na terra como no Céu...
Não permita que sua vida terrena (material) o(a) afaste de Deus. Em vez de acumular bens, aprenda a dividir o que tem. Não seja egoísta nem desrespeite o seu próximo. Faça a sua parte aqui na terra para ser merecedor(ar) das dádivas do Céu.
...O pão nosso de cada dia nos dai hoje...
Nesse trecho, o pão simboliza o alimento para o corpo e o sustento da alma. É preciso ter força e coragem para enfrentar as dificuldades no dia a dia.
...Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido...
Guardar mágoas de alguém só prolonga o seu sofrimento. Lembre-se que todos estão sujeitos ao erro e ninguém é perfeito.
...E não nos deixeis cair em tentação...
Toda vez que estiver diante de uma provação, peça auxilio de Deus e seja firme. Se você tem consciência do que é certo ou errado, então não há motivos para ceder às más influências.
...Mas livrai-nos do mal.
Esse é um pedido de proteção contra as forças opressoras que vem do filho da perdição. É um pedido de auxilio nas horas de provação.
Amém.
É o mesmo que "assim seja". Essa palavra confirma todas as frases anteriores ditas na oração. Trata-se do encerramento da mesma consagrando a vontade do Pai.

Espero ter ajudado vocês há entenderem um pouco mais o significado desta belíssima oração. Paz e bem a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Quero pedir respeito, apenas respeito, Eu tenho todo direito de espressar a minha religião. abraço!